Translate

sexta-feira, 3 de julho de 2015

PRÓ-COTISTA. Sabe o que é?

Amigo leitor,

Para questão de informações, já tem tempo que eu digo aqui que a Caixa Econômica estua um modo de utilizar os recursos da carteira do FGTS para financiar imóveis além dos limites do Programa Minha Casa Minha Vida, mais precisamente até a casa dos 400 mil.

Ontem vi isso cair como uma grande novidade aqui onde trabalho:

"Oh, quer dizer que a Caixa agora financia imóveis usados até 400 mil?"

Por que a surpresa, pessoal? Eu já tinha cantado a pedra muito antes de isso ter acontecido, basta voltar aí nas publicações do meu blog e você vai encontrar.

"Vou correndo falar para o meu cliente que ele pode financiar o imóvel de revenda que ele queria..."

Só um momento, antes de fechar essa página e sair como um louco ressuscitando todos os seus clientes que a própria Caixa sepultou em um caixão de 50% de cota, saiba que essa classe tem um nome e há regras a seguir, chamo de (eu chamo, porque não há nenhum nome definido e espero infinitamente que escolham esse) Crédito para PRO-COTISTA Caixa.



PRO do português genérico "Para o" que significa à favor
COTISTA da nominação comum de quem tem cota


Meu intuito era deixar esse
professor ao lado das designações
Sendo assim, não é qualquer pessoa que pode adquirir um imóvel de até 400 mil usado usando esse tipo de recurso, basicamente ele foi feito para aqueles que contribuem com ele.

Isso tem uma explicação lógica: Depois do "Boom" de pessoas comprando, muito dinheiro foi retirado da poupança, que é um recurso fácil de ser obtido, não há restrições para se retirar dinheiro da poupança, nem poderia né. Aliado às altas das taxas básicas de juros, para controle da inflação, o que obrigou a população a recorrer a esse recurso para pagar as contas. Somado ao fator que implica que para financiar imóveis com recursos da poupança necessita-se de Recursos na Poupança... bem, não preciso falar mais nada.



A carteira do FGTS não pode ser utilizada senão por aqueles que a alimentam, ou estaríamos caminhando para o mesmo destino da poupança: a escassez desse recurso.

Levemos em consideração que todo o Programa Minha Casa Minha Vida é alimentado por esse recurso também.

Então, por esse motivo, para se enquadrar nesta nova modalidade de crédito é necessário, antes de qualquer coisa que:

1. TENHA UMA CONTA ATIVA DE FGTS;

Parece óbvio, mas nem sempre é fácil assim. Não basta ter recurso retido de FGTS, a conta tem que estar ativa, ou seja, a pessoa deve estar empregada.

2. TENHA, NO MÍNIMO, 10% DO VALOR DO IMÓVEL DEPOSITADO NA CONTA;

Trabalhou em uma empresa durante X anos, juntou Y, saiu da empresa, sacou o FGTS, entrou em outra: 'nenenzou'. Cuidado especial para aqueles que trabalharam a vida toda sob regime CLT e de repente, concursado, entra para o serviço público: Servidor Público não tem conta de FGTS! Outra coisa óbvia, mas que não é todo mundo que sabe.

3. IMÓVEL USADO NÃO PODE CUSTAR MAIS QUE R$ 400 MIL.

Tanto faz, o valor de venda, quanto o valor de avaliação, aquele que for maior. O imóvel custa 380 mil, mas a avaliação foi feira em 410 mil, tá fora.


Seguindo essas três regrinhas, felicidades, você tem um Pro-cotista com a Caixa. Terá uma conta, receberá seu salário pelo banco e utilizará os recursos do FGTS para financiar seu imóvel com taxas diferenciadas no banco e poderá fazer até 85% do valor do imóvel em financiamento. Mole, mole.

Creio que não deve ter ficado nenhuma dúvida, mas caso haja alguma, deixe seu comentário (Qualquer pessoa pode deixar comentário) que eu responderei a todas as questões.

"Agora pode ir correndo ligar para seu cliente, filtrado, que ele pode financiar o imóvel de revenda que ele quer"


#DeOlhoNosFinanciamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, eu realmente gostaria de saber o que você pensa.