Translate

quarta-feira, 27 de maio de 2015

A Caixa Econômica Federal vai subir os limites de contratação com recursos do FGTS?

Olá, leitores,

Passando rapidinho porque muitas pessoas estão me perguntando sobre um assunto que está burburinando no mercado imobiliário.

"A Caixa Econômica Federal vai subir os limites de contratação com recursos do FGTS?"

Pessoal, não tem nada decidido ainda.

Como eu falei nada mais é que um burburinho. O que posso dizer é que depois de saques e mais saques da poupança por causa de incertezas quanto ao futuro próximo da economia e das constantes altas nas taxas básicas de juros, os recursos desta carteira estão ficando escassos e está custando muito aos financiamentos imobiliários.

Sendo assim, a Caixa tem que fazer uma difícil escolha: negar ou reduzir os limites de liberação desse recurso para financiar a casa própria. Por isso a redução parece ser a melhor opção até que tudo se normalize. Essa situação pode não ser definitiva, mas não podemos afirmar nada até que a poupança volte a ser um investimento atrativo para a população.

Mas esta fatia de mercado que se acostumou com as facilidades de conseguir o primeiro imóvel ainda é muito grande e o déficit habitacional no Brasil ainda é muito grande, sendo assim, mesmo reduzir a carteira não é uma escolha muito boa, por isso seria interessante ampliar a parcela populacional que pode ser beneficiada com essa fonte de recursos.

Atualmente o que eu posso dizer é que esse estudo visa subir o limite para utilização dos recursos depositados no FGTS de R$ 190.000,00 para R$ 350.000,00 em algumas capitais. Desse modo o mercado voltaria a ficar aquecido uma vez que a classe média seria melhor assistida, sendo que não necessitaria mais ter em mãos 50% do valor para uma entrada.

Nunca esquecendo que o recurso da poupança limita a compra de imóveis usados. Para os imóveis novos as mudanças não foram tão drásticas.

#DeOlhoNasFinanças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, eu realmente gostaria de saber o que você pensa.