Translate

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Repostando o que foi sucesso: DESMISTIFICANDO O CRÉDITO ASSOCIATIVO


Fui perguntado sobre CREDITO ASSOCIATIVO e isso me inspirou a escrever para todos para tratar sobre esse assunto que pode ser de grande valia para quem vai comprar um imóvel na planta. É uma tendência do mercado imobiliário, pois gera segurança para quem vende e para quem compra.








YAN, O QUE É CRÉDITO ASSOCIATIVO?
O crédito associativo é uma modalidade de crédito em que o banco financia toda a obra com seus recursos e permite que o proponente comprador possa financiar seu imóvel antes que a prefeitura libere o habite-se. Esta é uma termologia utilizada pela Caixa Econômica Federal e pode ser apresentada em outros bancos com outros nomes, assim assegure-se de que se trata desse tipo específico de crédito.

QUAL A VANTAGEM DESSE TIPO DE CRÉDITO?
A principal vantagem é que ao fazer o financiamento de sua unidade na planta, o saldo devedor se congela, ou seja, ele não é reajustado com índices financeiros como o INCC, por exemplo, não se corre o risco de você se desdobrar para dar uma entrada em X meses e no momento de fazer o financiamento seu saldo devedor estar tão alto quanto o valor de venda a unidade ou seu rendimento não ser capaz de finalizar o processo.

QUANDO COMEÇO A PAGAR O FINANCIAMENTO?
O valor do seu saldo devedor começa a ser pago assim que a chave é entregue. Até lá, da unidade, o proponente comprador paga somente o equivalente ao seguro dela, partindo de um valor zerado e aumentando à medida que for sendo finalizada na mesma proporção. A última parcela do que chamamos "seguro de obra" não ultrapassa 80% do valor da parcela calculada para a primeira prestação do financiamento.

ALÉM DO SEGURO PAGO MAIS ALGUMA COISA?
Somente se o valor da entrada tiver sido pago para a construtora e/ou incorporadora, caso contrário, se o valor da entrada foi dividido, o seguro coincidirá com o pagamento das prestações propostas. Lembre-se que dividir um valor de entrada ocorre no reajuste pelos índices econômicos, INCC, por exemplo, sendo assim, os valores calculados podem subir até a entrega das chaves, cuidado.

ATÉ QUANTO TEMPO ANTES DA ENTREGA DA OBRA EU POSSO FAZER ESSE TIPO DE CRÉDITO?
Isso vai depender da construtora e/ou incorporadora. É ela quem decide quando os processos de financiamento podem iniciar. Mas via de regra, o crédito pode ser feito até 36 meses antes da entrega da unidade.

POSSO UTILIZAR MEU FGTS NESSE CASO?
A princípio, respondo que sim. O que pode mudar é o enquadramento ou não da unidade, nos moldes requisitados pelo Ministério das Cidades, e/ou do proponente comprador, para utilização do FGTS. Mas a princípio nada impede. Aconselho a se informar dessa possibilidade no momento de fechar o negócio.

SE EU DESISTIR DO NEGÓCIO, TENHO MEU DINHEIRO DE VOLTA?
Isto também depende da construtora e do contrato firmado antes da compra.

Se você também tem dúvidas quanto ao Crédito Associativo, entre em contato comigo pelo blog, comentando abaixo, ou pelo chat. Estou aqui para tirar qualquer dúvida a respeito disso.


Yan Ribeiro

2 comentários:

  1. Gostei pra caramba, explicativo e direto. Gosto muito de posts como estes, está de parabéns Yan.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, acabo de ver seu comentário e agradeço muito. Com certeza estarei sempre deixando o blog mais navegável e mais informativo. Deixe seu nome e seu e-mail nos próximos comentários para que eu possa responder diretamente, OK?

    ResponderExcluir

Comente, eu realmente gostaria de saber o que você pensa.