Olá, leitor,
fechando um negócio com um casal simpaticíssimo (sim este elogio é para vocês que sei que estarão lendo) fui indagado sobre algo que me despertou uma curiosidade, principalmente porque eu não tinha uma resposta na ponta da língua, por isso, botei a mão na obra e fui atrás da resposta.
A pergunta foi: "É permitido ter cachorro no apartamento nesse condomínio?"; a resposta é simples: sim e sabe por quê?
A lei nº 4.591 de dezembro de 1964 em seu artigo 19 versa que cada condômino pode usar seu espaço privativo da maneira que bem entender;
A Constituição Federal em seu artigo 5º, XXII garante o direito à propriedade;
O artigo 1277 do código civil versa sobre o mesmo direito.
Portanto qualquer clausula que não permita a criação de um animal é inconstitucional e passível de ser derrubada em juízo. Mas, claro, há algumas restrições, os animais não devem transtornos ao condomínio e aos condôminos (barulho, agressividade, ameaça à saúde pública).
Então, se sua vontade é criar um cãozinho, O Analista, vai te dar 10 exemplos de espécies que podem ser uma boa escolha para mascote e para companhia:
Mini Poodle
A raça Poodle é conhecida pela sua inteligência e atividade, porém, o Mini Poodle, além de apresentar estas características também possui um porte menor, não exigindo muito espaço para viver bem. Apesar disso, precisa se exercitar frequentemente, para não ter problemas com peso e também para o equilíbrio de sua energia.
Yorkshire-Terrier
Esta raça é uma das que melhor de adapta a apartamentos, porém, devido sua hiperatividade, precisam de exercícios frequentes. Existem pessoas que criam até mais de um animal desta raça dentro do apartamento, devido o fato de ser uma raça realmente pequena.
Fox Terrier
Esta raça costuma ter um temperamento forte e enérgico. Um cãozinho da raça Foz Terrier pode ser facilmente criado em um apartamento, porém não gosta nem um pouco de ficar preso, portanto precisam correr em parques, pátios, praças ou qualquer outra área ao ar-livre. É ideal para condomínios que permitam a presença de animais nas áreas comuns.
Schnauzer Miniatura
Este é um animal considerado de pequeno-médio porte. Podendo se adaptar de maneira rápida a apartamentos ou imóveis pequenos, mas precisam dar passeios esporádicos, além da ida rotineira ao pet-shop, pois possuem temperamento ativo.
Pinscher
O Pinscher é uma raça ideal para ter num apartamento, pois, além de ter um porte bastante pequeno, os cães desta raça costumam ser companheiros das crianças, é muito dedicado à família, apesar de não gostar muito de ficar no colo. Assim como os outros cãezinhos, o Pinscher precisa realizar passeios frequentes.
Dachshund ou Teckel
Este é um cãozinho muito bom para ter em um apartamento. Embora sejam ciumentos com relação a outros animais, quando criados juntos desde pequenos não apresentam nenhum problema, nem mesmo com relação a gatos. Deve-se tomar o devido cuidado, pois a raça Dachshund por si só já possui certa tendência à obesidade, portanto, os passeios são indispensáveis.
Shih-tzu
Os cães da raça Shih-tzu costumam ter temperamentos muito tranquilos, são sensíveis e afetuosos, principalmente com crianças. Devido a estas características e ao pequeno porte do animalzinho, para criar esta raça não é preciso ter muito espaço, portanto são ótimas companhias para ter em pequenos imóveis. É um dos melhores cachorros para apartamento.
Pug
Apesar de sua energia e agitação enquanto ainda filhote, ao atingir a idade adulta o cão da raça Pug se torna muito calmo. Cães desta raça não costumam latir muito, o que é bastante interessante, visto que, em apartamentos, uma das principais reclamações é com o barulho, e também é de pequeno porte. Possui uma tendência grande à obesidade e os exercícios são essenciais para a saúde do animalzinho.
Bulldog Francês
Os cãezinhos da raça Bulldog Francês, em geral, são muito enérgicos, ativos e exigem demais à atenção do seu dono. São tão apegados a estes que, quando passam muito tempo distante deles, podem até adoecer. Apesar disso, são facilmente adaptáveis a apartamentos e adoram um bom passeio pelo condomínio.
Spitz Alemão (anão)
Este é um cachorro com temperamento muito dependente. Costumam ser delicados e meigos, mas precisam de alguém por perto. Se adaptam facilmente a ambientes com mais de um animal, principalmente se forem criados juntos desde pequenos.
Agora que eu te apresentei 10 motivos (fofos) para colocar dentro do seu A.P, basta escolher o lugarzinho dele, comprar a ração e se divertir à beça com seu mascote, principalmente se sua pretensão é ter uma criança, agora ou futuramente.
Fonte: R7.com
#DeOlhoNaFelicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, eu realmente gostaria de saber o que você pensa.